Novo Secretário-Geral no PCP


Jerónimo Sousa já foi indigitado oficialmente pela Direcção do PCP, como o próximo Secretário-Geral a suceder a Carvalhas.
Não estou nada surpreendido. Aliás, já tinha assumido que tinha perdido a aposta que tinha feito com os meus camaradas, quando saíu a primeira notícia no jornal (aquela que tramou o Carvalhas em plena campanha eleitoral dos Açores).
Apostei que escolhessem o Chico Lopes, mas ele, pelos vistos, preferiu continuar na sombra a movimentar as peças do xadrez partidário sem estar a ser importunado por debates televisivos, necessidades de tomadas de posição, comícios pelo país e coisas do género… São coisas que só dão trabalho, ocupam tempo e não dão tanto poder efectivo dentro do aparelho como outras “tarefas”.
Assim, realmente, para o grupo que tomou conta do PCP no 16º Congresso, as coisas ficam bem mais simples: Para SG fica um homem sem dinâmica, sem iniciativa, com problemas pessoais que sobra para agora estar-se a meter em “grandes cavalgadas” de contestação ao poder instalado ou às propostas delineadas pelos grandes dirigentes teóricos do Marxismo-Leninismo-Português.
dead_tree_140302.jpg
[Saboteur]

2 thoughts on “Novo Secretário-Geral no PCP

  1. É que os gajos nem esperaram pela reunião do Comité Central (CC) deste fim-de-semana, que tem “Direcção” como ponto principal da ordem de trabalhos.
    Nem aos próprios membros do CC deram abébias, colocando já como facto consumado a decisão tomada pelo Secretariado.

  2. Isso é importante dizer, porque o que se diz é qualquer coisa como “no PCP mandam os que lá estão” e afinal parece que não mandam assim tanto.

Os comentários estão fechados.