Algo completamente diferente, desta feita bonito


Ainda não vi nada, no IndieLisboa 2007, que me enchesse totalmente as medidas.
Tinha expectativas altas para “Viva” e, afinal, apesar da fantástica cenografia e direcção de actores (é muito difícil fazer um filme em que os actores são propositadamente maus do início ao fim – é de tirar o chapéu!), o filme é ligeiramente secante.

Até agora, só dei pontuação máxima a “Falkenberg Farewell”, de Jesper Ganslandt. E, mesmo assim, dei pontuação máxima porque o filme que está melhor posicionado para ganhar o prémio do público é um documentário sobre o John Lennon que é daqueles objectos documentais que ficam bem no Biography Channel e mal no pódio de um festival de cinema independente.

Apesar de tudo – e já estou habituada a estas “justas minorias democráticas” – o filme não destronou o do Lennon. Deposito, agora, todas as esperanças no “Rio Turvo“, para ver se o Edgar Pêra repete parte do brilharete do ano passado e se “limpa” este fenómeno tão propagado do pessoal votar em coisas diferentes das que estão em votação – neste caso em concreto de “democracia fílmica”, estou convicta que a malta respondeu à seguinte questão imaginária que não estava no boletim: “De 1 a 5, diga o quanto gosta de John Lennon“. Que é um problema que dá pano para mangas…

5 thoughts on “Algo completamente diferente, desta feita bonito

  1. É certo que que VIVA é um bocado longo de mais. Usa até à exaustão a brilhante ideia que deu origem ao filme e à sua estética… mas a verdade é que a ideia é original, cómica, estéticamente interessante , enfim: Um rasgo de criatividade.
    O do Lennon não vi, mas claro que as pessoas ficaram impressionadas e emocionadas pela figura de John Lennon e pela forma de como ele foi assassinado. Ninguém consegue ver, pensar e avaliar um filme sobre Lennon, abstraindo-se de que era um filme sobre Lennon.

  2. o que eu gostava era de ver uma manif em frente aos paços do concelho a exigir eleições para a camara de lisboa. Então agora o carmona tambem é arguido? Mas ainda falta alguém ser constituido arguido naquela minoria?

  3. se tens que falar sobre algo falo com classe e nao faças so por fazer….
    vai dar sangue

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s