Economia política de uma derrota


A eliminação da selecção Inglesa do Europeu de Futebol em 2008 pode gerar perdas de 2780 milhões de euros, entre receitas de casas de apostas, pubs, merchandising da selecção, viagens de adeptos e outras coisas, segundo a BBC. Um professor universitário de Coventry citado sugeriu ainda que o fracasso da selecção deverá ter efeitos negativos ao nível da produtividade da classe trabalhadora britânica.

1- Os ingleses jogam muito mal à bola. Nem sequer vou falar dos 20 e tal selecionáveis que conseguiram arranjar num país de 70 milhões de habitantes. Refiro-me a uma falta de jeito natural e congénita para manobrar o esférico e de uma gritante incapacidade para compreender que futebol não é só correr e saltar, disseminada e massificada entre os ingleses que gostam de futebol.

2- Depois de 6 anos a culpabilizar o técnico sueco Ericsson pelos maus resultados (apesar da selecção ter sempre atingido as fases finais das competições internacionais) e pela sua vida sexual, os media britânicos finalmente começam a aceitar que o problema não está no banco. Daí a considerarem a hipótese de o desporto se jogar, hoje em dia, de outra maneira e privilegiando outro tipo de jogo, talvez vá apenas um passo.

3- O país que importa todos os grandes jogadores, alguns deles ainda adolescentes, e esvazia todos os campeonatos mundiais dos seus maiores talentos, tem poder de compra, mas nada mais. A solução talvez passe pela importação de jogadores para a selecção, e já não apenas para os clubes.
4- Pode ser um complexo nacional de inferioridade da minha parte (embora eu ache que não), mas dá-me um gozo muito especial ver uma equipa medíocre rodeada de uma retórica chauvinista de grandeza ser eliminada em casa pela Croácia. Que nem sequer joga nada de especial.

5- Em todo o caso a notícia de que milhares de ingleses permanentemente bêbados e muitos dos quais racistas não irão desembarcar no continente este verão deve ser festejada com cerveja. À falta de uma marca croata, Guiness claro está.

4 thoughts on “Economia política de uma derrota

  1. Os ingleses são racistas? Talvez… E os suíços? Ou os austríacos? São uns pluralistas muito interessantes…

  2. Não essencializemos, Zombie… O Rick não diz que os ingleses são racistas. Há tantos ingleses, suíços e austríacos que nao sao racistas, há tantos que são racistas, há tantos que têm pelos no peito dos pés, há tantos que depilam as pernas, porque senão lhes custa a vestir as calças de ciclismo…
    Podemos dizer, sim, que há maiores indicadores, maiores rácios, mais amostras, mais exemplos, vá, até podemos dizer que há maiores índices de um hipotético “capital racista dos políticos no poder” nuns sítios do que noutros. Esses sítios podem ser países, se quiserem. Mas dizer que “os suíços e os austríacos são racistas”, ou que “os angolanos são preguiçosos e não gostam de trabalhar”, ou que “os portugueses são o melhor «povo» do mundo mas andam muito deprimidos”………….. Irrita-me. Há muito racismo na Suíça? Sim. Os suíços são racistas? Todos não. Há portugueses deprimidos e que são os melhores do mundo? Eu, por exemplo, nasci já deprimido e tenho a certeza que melhor que eu não há. Mas não serão todos assim. Pelo menos tão bons como eu, não! Não.
    Nesse tipo de afirmações essencializantes, só há uma que considero irrepreensível: Os benfiquistas são pouco inteligentes. Aí, sim. Não há cá espaço para excepções.
    Este comentário é inútil? Sim. E agora?
    Ah, já agora, em relação ao post: gostei. Mas a parte do “Refiro-me a uma falta de jeito natural e congénita para manobrar o esférico e de uma gritante incapacidade para compreender que futebol não é só correr e saltar (…)” parece-me um pouco puxado, eh Rick…
    Cheers all!

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s