Não há só um Grémio

O o que está a acontecer no Grémio remete para o que poderá vir a acontecer com a Sociedade Harmonia Eborense. A S.H.E. tem sede na Praça do Giraldo e ocupa um dos principais edificios da cidade, paga a renda à mesma família de proprietários desde 1902 e não fez obras não autorizadas. A Associação é um dos principais centros de actividade cultural da cidade, alguns dos que lerem este post já estiveram na Harmonia a ver um concerto ou numa festa, já tocaram ou representaram numa das suas salas. A associação não tem uma vocação comercial, preocupa-se em subsistir com a exploração de um bar e em manter as actividades que programa.

a Harmonia fica no primeiro portão à esquerda)
No mês de Outubro a ASAE fechou o bar e agora, por intervenção da S.R.U. Évora Viva, os seus associados correm o risco de ser escorraçados da sede que a colectividade ocupa (perdoem, arrenda) desde 1902. A razão é a reabilitação urbana e o argumento – ou a verdadeira razão – é a incapacidade da S.HE. de rentabilizar o edificio de forma a poder fazer as obras necessárias para salvaguardar a fachada turistica da Praça do Giraldo. As S.R.U.s – que têm na autarquia o elemento mais activo – ao funcionarem numa lógica de negócio com privados remetem a reabilitação para uma condição indissociável da reconversão comercial das práticas sócio-económicas do centro das cidades. Entretanto os proprietários pediram a alteração do direito de utilização do edificio para nele se poder construir uma pousada. É o início de um processo que parece ter um fim previsto.

Anúncios

2 thoughts on “Não há só um Grémio

  1. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and weantd to say that I have really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s