José Sá Fernandes

Odiado por muitos, à direita e também à esquerda, foi e continua a ser vítima de calúnias, suspeições e coscuvilhice.
Um dos últimos episódios foi a primeira página do expresso a dizer que Sá Fernandes queria torres eólicas espalhadas por Lisboa. Um pequeno mal-entendido em que participaram todos os partidos representados na CML e que deu origem a mais uma vaga de artigos contra o Vereador do Ambiente.
Sá Fernandes pode até ter muitos dos vários defeitos que lhe apontam, mas já agora não esqueçamos que 200 mil euros é muito dinheiro para apenas não fazer nada e deixar cair uma simples providência cautelar sobre o negócio do Parque Mayer.
Não sei se há muita gente no país capaz de tamanha proeza. Aliás, a prova que não há, é que ele foi, precisamente, o único Vereador, o único político, que denunciou que um construtor civil lhe quis dar dinheiro, e obviamente que não foi o único a quem isso aconteceu. Eu próprio conheço 2 pessoas que já me contaram casos na 1ª pessoa.
Aqui fica então esta homenagem.

16 thoughts on “José Sá Fernandes

  1. o sá fernandes está como o filipe menezes: se falam dele é só para falar mal. metem-se com quem não devem e depois olha…
    apreciei também os vários mourinhos destas reportagens: acho que estamos a chegar ao ponto de sedimentação de um dialecto anglo-português ou luso-saxónico muito interessante.

  2. Ah conhece? Entao seja consequente e diga la’, que somos todos olhinhos (se e’ que esses argumentos de autoridade sao para serem levados a serio).

  3. conheço mas não digo. Também não compreendo porque é que seria consequente se dissesse… qual era a consequÊncia?
    Mas é uma grande novidade? Acha que o Domingos Névoa se lembrou desta ideia, de tentar sobornar um vereador, só agora? E que – logo por azar – correu mal logo da primeira vez?

  4. Mas quem é q fabricou estes vídeos?
    Este programa existe mesmo ou é propaganda?

  5. Não tens TV cabo? Não sabia que o lumpenproletariat lia esta blog…
    Existe. É um programa da Aljazeera Inglesa. Propaganda? Não tanto como o canal História ou CNN… Ao nível da BBC, mas em bom.
    É o meu canal favcorito.
    Depois da SIC Radical, claro.

  6. Este programa não existe. Foi forjado, falsificado e é uma fraude.
    1 – os eleitos do BE votaram a favor da negociata do Parque Mayer.
    2 – os eleitos da CDU foram os únicos a votar contra;
    3 – apesar do alarde das TV´s em volta da cruzada de Sá Fernandes (cujos deputados municipais, repito, votaram a favor da negociata), tudo foi para tribunal após uma participação ao ministério público por parte da CDU;
    4 – apesar de estarem muito presentes nas câmaras de TV, os eleitos do BE nunca se dignaram aparecer nas reuniões de preparação para a sindicância;

  7. Exactamente! É tudo uma fraude. O Domingos névoa nnca tentou sobornar o Sá Fernandes. A PJ está a soldo da CIA para pôr o Sá Fernandes lá nos pincaros e esconde que a CDU é que tramou a Bragaparques!
    Assim se vê a força do PC!

  8. Vi a reportagem em directo e fiquei pasmado. Não acho justo negar a evidência que Sá Fernandes teve um papel importante na denúncia dos eventuais crimes da BragaParques (ao mesmo tempo que o BE apoiava a permuta), contudo acho inacreditável a imagem pública que se pretende criar: um Asterix contra os gauleses.
    Este tipo de reportagens são equiparáveis ao hino do “Menino Guerreiro” e deixam-me a exclamar entredentes: “Façam qualquer coisa de esquerda!”

  9. Meus adorados e “tontos” defensores do Zé
    Deixo aqui um comentário que encontrei sobre num blogue vosso amigo (gente de lisboa) e que se aplica muito bem a este próprio blogue:
    “caramba… chega de hipocrisia! mas porque é que neste blogue nunca se conta a história toda? :-)
    …porque é que não se conta que as “ventoinhas” vão conter publicidade e que portanto serão na realidade outdoors de publicidade!… (onde o promotor irá recuperar num piscar de olhos o dinheiro gasto)
    …porque é que não se conta que na realidade estas “ventoinhas” não produzem nestas condições energia compensatória! (…aliás parece que apenas acendem umas poucas de lâmpadas)
    …porque é que não se conta que o promotor do “evento” pretende a seguir lançar uma campanha para vender “ventoinhas” no mercado! (…e que tudo isto não é mais do que uma campanha publicitária)
    …porque será?
    será do guaraná? ou será porque o Bloco de Esquerda parece que acha bem vender a cidade de Lisboa aos privados?
    …tenham vergonha, meus caros!”

  10. …e claro, esqueci-me de dizer… este meu último post era uma clara HOMENAGEM ao:
    zé-que-só-engana-que-é-um-combatente-anti-corrupção-a-quem-anda-com-palas-nos-olhos
    tenho dito…
    um abraço gélido do
    Pai Natal

  11. O quê? As ventoinhas vão ter publicidade?!!!!!!!!!!!!!!!????????
    Credo!!!!!!!!!!!!!
    Se têm publicidade então não quero! Bem me parecia bom demais! O promotor ia instalar as ventoinhas de graça, pagar toda a iniciativa, pagar as taxas…. e afinal ele queria pôr publicidade nas ventoinhas!
    Logo nesta cidade onde não há publicidade em nenhuma parte, ia-se logo consporcar as ventoinhas com publicidade.
    As ventoinhas são uma excelente ideia, mas sem publicidade.

  12. O quÊ? As ventoinhas não vão gerar energia????? São só para sensiblizar as pessoas para o facto de existirem micro-eólicas disponíveis no mercado e que inclusivamente podem vender energia à rede??? Fazem apenas parte de um evento chamado win parade que pretende chamar a atenção para as energias renováveis?
    Ah! Pois é… Está escrito na proposta e apareceu em toda a comunicação social!

  13. Espera aÍ!!!!!!
    O gajo que empresta as ventoinhas À câmara quer vender ventoinhas depois?????
    Não as oferece?!!
    Não é uma empresa que decidiu endividar-se para investir no ramo da energia eólica, decidindo não ter receitas, limitando-se a ofercer ventoinhas????
    Espera aí!!!!!
    Mal por mal, prefiro a arvore de natal do millenium ou as guitaras do rock in rio.
    Têm publicide mas são de coisas nobres. Não pagam taxas de ocupação do espaço público e que eu saiba não querem vender depois as guitarras ou a arvore de natal!
    *****
    Estes 3 últimos comentários são dedicados ao Domingos Névoa. Um homem honesto que foi sujamente enganado por Sá Fernandes, esse malandro que só quer pôr publicidade nas ventoinhas e que foi seguramente o pior vereador da CML de todos os tempos: O Fontão de Carvalho e os Administradores da EPUL confirmam isto mesmo que vos estou a dizer.
    Morra Sá Fernandes, Morra!
    Um Beijinho da rena do Pai Natal

  14. Tiago: Eu também acho que as reportagens exageram…
    Disse isso num comentário. E preciso ver o contexto: A União Europeia tinha acabado de cortar as ajudas à autoridade Palestiniana com o argumento de que havia corrupção.
    Em Portugal, terra do Presidente da comissão e o País que ía presidir à UE, tinha acontecido o que aconteceu… Eles aproveitaram.
    Como eu disse, não fazem mais propaganda do que a CNN, só que fazem para um lado que não estamos habituados a ver.
    ***
    Quanto ao caso do Domingos Névoa, escusas de dizer “eventuais crimes”… Claro que ainda não foi julgado, eu sei, mas as conversas foram gravadas! O homem foi apanhado com a boca na botija! E como se não bastasse o Domingos disse que o Ricardo Sá Fernandes é que lhe tinha pedido um apoio para o Bloco de Esquerda e ele decidiu dar!
    É mais fácil acreditar que existem armas de destruição maciça no Iraque, nalgum alçapão do que acreditar que o Domingos está inocente.
    Só por muito sectarismo é que não se aceita que o que fez o Zé foi um acto fora do vulgar para os nossos politicos.
    Pode-se achar que ele é um péssimo vereador, que nunca as questões do ambiente e da ecologia foram tão mal tratadas em Lisboa, que o António Proa, era muito melhor Vereador, que as dununcias que o Sá Fernandes tem feito não servem para nada, porque a verdadeira raíz da corrupção não é atacada, etc, etc… MAs o que eu digo é que não sei quantos é que tinham recusado assim os 200 mil euros.
    Para além disso, toda a história tem aspectos de filme de acção: A Policia a pôr microfones, o flagrante, o jantar de apoio organizado pelo cónego melo, o escritório do sá fernandes assaltado, as escutas telefónicas feitas ao Domingos Névoa a conversar com o Carmonoa, o Fontão e a Gabriela Seara (todos acusados), o Director Municipal a dizer ao Domingos “Esmifrio todo”, depois do caso ser público…
    É extraordinário que isso não seja minimamente valorizado. Que num país em que anda toda a gente a dizer que os políicos “andam-se a encher” e que há ligações perigosas entre a construção civil e a política autárquica, se tenha aqui um autentico filme de hollywood e que não se ligue nenhuma…
    Que hajam gajos tipo o Pai Natal, que acham que quem valoriza uma coisa destas seja um palerma que ande com palas nos olhos… E que se calhar o fixe e o que demonstra grande largueza de vistas é achar o contrário: Se oferecem dinheiro a um Vereador, é para aceitar.
    Eu acho que a principal razão para isso é o facto de ele ser um Vereador do Bloco de Esquerda. É a partidarite a cegar um gajo.
    Depois, quando o Zé se afastar da política, aí é que ele vai ser bestial. Até lá vai ser um malandro

  15. Esbanjamento autárquico
    Ai meu rico Portugal!
    não vamos a lado algum.
    As autarquias governam mal.
    Onde há muitos funcionários sem fazerem nenhum.
    Brinca-se com o dinheiro do povo;
    com demasiadas admissões.
    Sinto saudades do estado novo!
    quando vejo os funcionários a coçar os calções.
    Para endireitar um sinal…
    vi quatro funcionários.
    Assim vai Portugal…
    com estes autarcas a esbanjar o dinheiro dos otários.
    Em que escola…
    teriam estes Srs andado?
    Com cábulas se enrola
    Neste pais desacreditado.
    Temo pelos meus filhos;
    o que será o futuro dos meus netos?
    incompetência e corrupção são sarilhos…
    que merecem castigo quando são descobertos.
    Nestas leviandades….
    algumas são levadas á justiça.
    São julgamentos de meias verdades
    Os processos não andam, porque os Srs. Drs têm preguiça.
    Será que a justiça foi criada no Alentejo?
    A mim parece-me que não!
    com o parlamento á beira Tejo;
    onde a maioria fala sem razão.
    A imunidade parlamentar…
    é boa para os homens do poleiro.
    O povo tem de acordar…
    porque eles brincam com nosso dinheiro.
    Elísio Panão
    8/08/07

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s