Consolida, filho, consolida

A propósito do voto favorável de Manuel Alegre no OE de 2009, vem no site do Público o seguinte:
«O deputado Manuel Alegre justificou o voto a favor do Orçamento do Estado (OE) para 2009 com a necessidade “de não deitar por terra” a consolidação financeira, mas defendeu que se deve “reorientar o rumo” das políticas económicas, na declaração de voto que anunciou depois de ter votado a favor da proposta de orçamento do Governo socialista.
No texto, a que a Lusa teve acesso, o ex-candidato presidencial afirma ter em conta “o quadro de incerteza” com a crise mundial e as “medidas positivas”, fiscais e sociais, do orçamento e a “necessidade de não deitar por terra o esforço de consolidação financeira” em 2006 e 2007 que “tantos sacrifícios e custos sociais exigiu”.
“É por essas razões que, sem prescindir de alertar para a necessidade de reorientar o rumo actual das nossas políticas económicas e orçamental, dou o meu voto favorável, na generalidade, ao Orçamento de Estado para 2009”.»

Confesso que gostaria de ler integralmente a declaração de voto. Mas a avaliar por estes excertos (admito que não sem algum preconceito) acho que dá para perceber o sentido da coisa. Relembro que o apelo do encontro da Aula Magna de 14 de Dezembro começa assim: «A crise financeira e as graves dificuldades económicas sentidas no mundo inteiro dão uma medida da irresponsabilidade da especulação e das políticas que têm conduzido ao desemprego, à precariedade e à perda dos salários. Os signatários consideram que essas políticas devem ser discutidas e combatidas, porque constituem ataques à democracia.»
Que pensarão então os restantes signatários do voto e da declaração de Manuel Alegre? Já agora, o que pensará a concelhia de Lisboa do BE? E Sá Fernandes?

2 thoughts on “Consolida, filho, consolida

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s