O eterno regresso

A escolha de Santana Lopes para nº1 à Assembleia Municipal deixou algumas pessoas surpresas.
Manuel Falcão, nos seus artigos de opinião, já se tinha alongado amiúde sobre como Lisboa estava “sujíssima”, com os “jardins a degradarem-se” e, ultimamente, sobre o campo de girassóis que, segundo ele, afinal não servem para nada porque os girassóis secam em Agosto.

Ser candidato de Santana Lopes podia parecer um passo natural, dirão alguns, mas na verdade, este ex-presidente da Administração da EGEAC – empresa municipal para a área da cultura – quando Santana Lopes perdeu as legislativas e voltou para Presidente da CML, decidiu demitir-se de forma violenta, escrevendo uma espécie de carta aberta de demissão nos jornais: “O bom senso manda que um político não se lamurie quando perde a confiança dos seus eleitores, apoiantes e colaboradores. O bom senso manda é que se interrogue sobre as condições da perda. As acções ficam com quem as pratica – nomeadamente as vinganças mesquinhas e as mentiras que se espalham para as justificar”.
Como é que depois deste episódio estes dois homens voltaram a ser tão amigos?
Reconheço que estou a fazer pura especulação, mas parece-me é que Manuel Falcão, face à derrota estrondosa de Santana e vendo que um novo Governo tomava posse, com inúmeros cargos públicos para distribuir, preferiu largar o lugar que lhe foi dado por Santana numa empresa municipal que entretanto – como toda a câmara – ficou atolada em dívidas e tentar descolar-se ao máximo de certas paragens políticas…
Este regresso não é mais do que um regresso “a la Santana”. Afinal não é assim tão surpreendente tudo isto: Santana escolhe um cabeça de lista à AML, à sua imagem.

2 thoughts on “O eterno regresso

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s