Jesus!

Natal.JPG
Não sei se já repararam nestas bandeirinhas penduradas nas janelas e nas varandas. Surgiram este ano e entraram logo na moda. É uma imagem do menino Jesus num fundo vermelho. Bem bonito, sim senhor. Segundo percebi, é uma resposta dos cristãos a um Natal demasiado pagão. Queixam-se eles de que já não se comemora o nascimento do menino, nem se lembra convenientemente a Maria, o José, o burrinho e a vaquinha.
Ora, em primeiro lugar, a bandeirinha da moda só tem o pequeno Jesus. Não há cá nem Maria nem José, muito menos o burrinho e a vaquinha. Mantém-se um one man show, mas agora em vez de um pai temos um filho. Depois, tanta coisa com o menino, quando se sabe – é um facto histórico consensualmente aceite – que o Jesuzinho não nasceu no dia 25 de Dezembro, data que, marcando o solstício de inverno, era, desde muito antes do menino nascer, assinalada por festividades populares, pagãs, que a Igreja, numa tentativa de impor o seu domínio, tentou cristianizar ao fixar o dia do nascimento do Jesus por essa altura. É, pois, bem irónico, no mínimo, que os cristãos venham agora queixar-se da paganização do Natal, quando foram eles quem começou com a contrafacção. Por fim, um último apontamento, que é mais uma interrogação. Se o Pai Natal é vermelho por causa da Coca-Cola, será que o vermelho da bandeira do menino se deve ao facto de o Jesus ter crescido e ser agora treinador do Benfica?

17 thoughts on “Jesus!

  1. O folclore dialéctico é lindo!
    O catolicismo profana o paganismo para tornar o seu produto (cristo) mais acessível às massas pagãs – profanando assim o seu próprio produto;a coca-cola -a àgua negra do capitalismo – profana o cristianismo colando-o a um velho de barbas (que não o Carlos) que é também uma profanação de um santo qualquer, para vender refrigerantes. O internacional mercantilismo serve-se do santo-coca-cola e torna-o símbolo da festividade astronómico-pagã-cristianizada para naturalizar o consumismo. Os católicos contemporâneos do hipercapitalismo avançado do ano de dois mil e nove da graça do senhor ficam zangados e decidem montar uma cruzada ao paganismo criando uma mercadoria para venda massificada onde um blogger nota a presença do actual treinador do Sport Lisboa e Benfica quando era menino; os cristãos colocam as bandeiras do benfica, ái perdão, do Jesus que não o jorge, na varanda – tal qual o antigo seleccionador nacional Luis Felipe Scolari -que teve grandes problemos com os azuis da invicta – os havia aconselhado. Faltará apurar se o material utilizado na confecção do produto não será originário do desperdicio de pano vermelho que sobrou numa qualquer fábrica chinesa, maioritariamente confuciomaoísta-dengxiaopingiana especializada no fabrico de bandeiras da República Popular da China. A serpente mordeu a cauda, estamos fodidos…até que regresse o Cristo montando o seu cavalo branco para desempatar o jogo (para o lado do bem) já nos descontos de tempo, para gáudio da multidão liderada pelos diabos vermelhos.

  2. Não é veridico que o pai natal seja vermelho por causa da coca-cola, até porque imagens do pai natal de vermelho datam pelo menos de inicios do século XIX, ou seja, anterior à coca-cola. Quanto muito terá sido a coca-cola a popularizar essa imagem

  3. A mensagem que estas pessoas querem passar com os estandartes é a seguinte: ABRAM OS OLHOS PARA A REALIDADE, O PAI NATAL NÃO EXISTE!!! PÁ!

  4. E por que é que o menino tem a pilinha tapada nesse estandarte? A inocência já não se compadece com a exibição de orgãos genitais?

  5. Amigos e CamaradasQuero aqui expressar a todos, o meu aingdecamerto pelas mensagens de parabe9ns, pedindo desde je1 desculpas de sf3 agora o estar a fazer, mas foi por motivos alheios e0 minha vontade.Esta maquineta teve de ir para um te9cnico 3 dias a tre1s, sf3 ontem cheguei a casa com ela, pelas 20H00,veio pior do que foi, o que me este1 de momento impossibilitando de enviar e-mails.O meu dia de anos passou-se, talvez o pior de todos, mas com calma, penso vir a ultrapassar as dificuldades.Obrigado a todosUm abrae7oAntf3nio Paiva

  6. Are you seeking where to buy resume paper or where to obtain resume templates and reliable resume services? Or you just want to buy resumes from expert resume writers? Just get in touch with Resume company.

  7. Need to find resume services? Have no info where to buy resume paper? Go up here where you can find resume templates. Our certified resume writers will assure you that buying resume can bring job seekers true success!

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s