A verdadeira face da república portuguesa

phpThumb_generated_thumbnailjpg.jpg
Não só o presidente da comissão nacional das comemorações do centenário da república é Artur Santos Silva, fundador do grupo BPI, como os guias da exposição são falsos recibos verdes. Banqueiros no topo da hierarquia, trabalhadores explorados na base da mesma. Querem melhor imagem da república?

11 thoughts on “A verdadeira face da república portuguesa

  1. Vocês sabem quanto ganham esses guias? E porque é que eles não se importam com os recibos verdes (tirando um ou dois sujeitos)?

  2. Paulo, seu reaccionário, não sabemos mas imaginamos.
    Diz-nos tu, sabichão, ilumina-nos. Banha-nos nessa luz imaculada e límpida, ó mestre do… opróbio descarado.
    O porquê de não se importarem não existe. Eles importam-se.
    Mas continuam a fazê-lo, porque a alternativa é ir viver para debaixo da ponte.

  3. Guias de exposição que se não estivessem a ser guias de exposição estavam debaixo da ponte? Ok, não os conhecem nem sabem quanto ganham nem sequer sabem se, eventualmente claro, estão a acumular com outro trabalho. Mas que vos interessa isso se podem estar a fazer barulho por nada.

  4. Fdx, Paulo. Está um gajo no trabalho, fodido por estar a trabalhar, vem aqui ao spectrum ver o que há de novo a ver se se anima e leva contigo e com os teus comentários? Fdx.

  5. Fodido por estar a trabalhar? Que vergonha… Há pessoas desempregadas que gostavam de ter o teu emprego e tu pensas isso? Querias o quê, estar a receber e a fazer o que te apetecesse mesmo se não servisse a ninguém? Podes pôr o teu nick do costume porque o estilo revela quem és.

  6. Ja trabalhei como assistente de exposição, não nesta, noutras. Ganhava 4 euros a hora, o que quando és verde nos recibos verdes não parece mal.
    Em conversa com um segurança sobre condições de trabalho, foi facil dar-me conta que ganhava bem mais do que eu, apenas de receber apenas 3, já que tinha impostos pagos, férias pagas, 13 mes, subsidio de férias, direito a baixa, horas extra.. Não me parece mal que um segurança ganhe mais do que um assistente de exposição, mas supor que o salario minimo é justo para um “trabalhador independente” é porque nunca teve de pagar impostos como tal (enquanto trabalha como um trabalhador dependente).
    As contas fi-las eu e fez o mister dono do museu, que cada vez mais punha os assistentes de exposição de vigilantes.
    Neste lugar, nós dávamos a disponibilidade e eles faziam o horário. Claro que dias como fim de ano e natal eram pagos normalmente e sem dares conta, apareciam no teu horario. Assinavamos até um contrato, de “prestação de serviços”. Claro que havia sempre gente que sonhava em tornar-se guia (ganhava-se melhor) e acabava por aparecer lá nos feriados. Poucos duravam neste lugar mais de 6 meses. Também é claro que não conheci um que tivesse contrato (daqueles de verdade), mesmo entre os dois ou tres que já lá andavam ha mais de ano e meio, dois anos.
    Qualquer pessoa que já tenha trabalhado a recibos verdes sabe que os salários que por eles te pagam te deixam sempre na merda: ou vives no conta moedas, ou se chegas a ganhar um pouco mais logo os impostos e a segurança social te mandam de volta para o buraco. Claro que é bom que sejas modernaço na forma como encaras as tuas relações, porque criar família..
    Não é com orgulho que digo que nunca paguei segurança social, gostaria muito de poder supor uma reforma antes dos 80, mas nunca ganhei para passar o escalão, e quando vives com 400 euros por mes, os 75 do escalao minimo fazem diferença no orçamento.
    Paulo, se não sabes ainda porque é que os patrões europeus de há 50 anos concordaram em financiar o estado social, vais descobrir em breve.
    beijinhos.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s