Sectaríssimos

Através de mais um post de Renato Teixeira, vindo directamente do espaço, sobre as eleições presidenciais, descobri este pomposamente chamado «Portal de informação das esquerdas portuguesas».
Nos primeiros segundos fiquei agradavelmente surpreendido. Um portal das esquerdas! A própria percepção de que existem várias esquerdas e de que vale a pena agrupar a sua informação num único portal, parece apontar para uma certa tolerância e capacidade de diálogo para talvez, quem sabe, encontrar dentro do pluralismo social e político do campo anti-capitalista, já não digo uma alternativa, mas ao menos algumas linhas de trabalho comuns ou pelo menos algum respeito mútuo ou pelo menos alguma gota de bom senso, que impeça, por exemplo, de meter o Sócrates, o Louçã, o Daniel Oliveira e o Jorge Coelho no mesmo saco…
Que enganado estava eu.
Um olhar mais atento sobre o portal de informação das esquerdas, revela, em grande destaque, um anuncio à revista Rubra que, inevitavelmente, traz na capa o candidato dos renovadores comunistas, bloquistas e socialistas – Manuel Alegre – numa montagem, lado a lado, com o Ricardo Salgado, Belmiro de Azevedo, Paulo Portas, Cavaco, etc.

Quase tão cómica como a capa da Rubra é sem duvida a sondagem aos leitores.
«Que candidato teria mais hipóteses de derrotar Cavaco numa segunda volta?» Xico Lopes vai à frente, taco-a-taco com Alegre.
Todo este prestígio, para estas bandas, deveria preocupar seriamente os camaradas do PCP, mas não deixa de ser injusto para com Francisco Lopes.

22 thoughts on “Sectaríssimos

  1. hehehe
    Eu sabia que os camaradas iam reagir com a sua elegância habitual que caracteriza os grandes revolucionarios… mas, por acaso, não pensei que fosse tão rapidamente…
    Isto só vem mostrar que – ao contrário do que dizem as más linguas – isto não é malta burguesa que passa o natal em família, a deitar abaixo as eguarias compradas no el corte inglés.

  2. o que têm o louça ou o daniel de oliveira de diferentes do sócrates que não possam partilhar o mesmo saco?

  3. Sabotador de jardins públicos, long time no see. Como anda a campanha do Alegre, do Sócrates e do Louçã? Já colou muitos cartazes? As massas proletárias têm aderido ao chamado de salvação nacional?
    Vejo que finalmente que chegou ao renovado blogue da Rubra, embora tanto encantamento justificava que pelo menos desse aos seus leitores o endereço dessa parte da polémica. Como se deve ter tratado de esquecimento, aqui revistarubra.org
    Não sei ainda se os meus camaradas da Rubra, ou os se os camaradas do portal animado pelo João Delgado, se darão ao trabalho de lhe responder, mas para já retenha uma ideia. A haver resposta, não se dará em duas linhas de comentário a esta sua provocação.
    Apesar do Anónimo dizer muitas coisas com sentido não entenda isso como “uma reacção” de quem quer que seja ao que quer que seja.
    RT.

  4. Este Saboteur já trabalhou alguma vez na vida sem ser como lambe botas do Sá Fernandes e do António Costa? O que não se faz por um salariozito confortável…

  5. ahahaha! é o melhorzinho que consegues, anónimo? eu a lutar por um salário confortável e a trabalhar na empresa do papá?
    Renato-good-cop: Acho muito bem a tua ironia sobre a falta de adesão das massas proletárias à campanha do Alegre. Mas tem cuidado, camarada rubro: se começas a pensar muito nas massas que se mobilizam ou não se mobilizam em torno de projectos políticos, ainda acabas por cortar os pulsos com a angustia.
    Peço desculpa por não ter posto o link da revistarubra.org. Como disse, fui do teu post para o portal das esquerdas e aí é que vi o jpg que colei no meu post. Não vi link nenhum.

  6. Eu acho é que ele ganha ao comentário neste blog e vçs arranjam sempre maneira de morder o isco

  7. Caro Saboteur
    Antes de mais agradecer as suas amáveis palavras sobre o nosso projecto, esperando continuar a merecer as suas visitas.
    Agradecemos também a sua sugestão para colocarmos a Rubra num index, mas não o faremos. No Vermelhos há-de ver provavelmente num futuro próximo “anúncios” do Avante!, do Esquerda, do Mudar de Vida… Não verá do Acção Socialista.
    Agradecemos ainda a sugestão de manipulação dos resultados do nosso inquérito, mas também não o faremos.
    Numa próxima visita sugerimos que leia alguns dos textos, para melhor conhecimento desse projecto, a que pomposamente chamámos “portal informativo das esquerdas portuguesas”. Tínhamos intenção de incluir nessa designação qualquer coisa mais modesta, tipo “luta de classes”, mas não quisemos fazer concorrência a este blog, que para nós é companheiro, e a quem não nos passa pela cabeça rotular de sectário.
    Tenha então um bom final de ano e boas entradas, que o revigorem para a luta anti-capitalista em 2011. Espero não cometer qualquer lapso ao rotulá-lo de anti-capitalista…
    Até breve.

  8. Obrigado pelas palavras simpaticas, João. Sou muito sensível a essas coisas e fico logo desarmado e com vontade de dar uma vista de olhos no vosso site.
    Naturalmente não queria sugerir que manipulassem resultados do inquérito ou que pusessem a rubra num index.
    Apenas equivoquei-me com o nome “portal e informação das esquerdas”, pensando num primeiro momento que se tratava de uma espécie de plataforma, mas reparando depois (pelo menos depois de uma leitura (demasiado?) rápida) que o que estava unicamente em destaque é a revista rubra.
    Quanto à capa da Rubra, o título “não pagamos a vossa dívida” é excelente. Mas ilustrar o tema com o Manuel Alegre e o Ricardo Salgado é tão forçado… Parece que alguém quis caricaturar a vossa posição anti-alegrista e disse: eles agora até vão fazer uma capa com o Alegre e o Salgado.
    Para acabar, não me choca nada que não ponham a acção socialista. Nós aqui no Spectrum não pomos (consulta highscores), mas pomos a Renovação Comunista. Não te esqueças!
    Sim. Obviamente anti-capitalista.
    Até Breve

  9. “Quanto à capa da Rubra, o título “não pagamos a vossa dívida” é excelente.”
    Ora começamos a ter o que conversar. Se é excelente porque anda o BE a votar que paguemos a dívida grega?

  10. Pois. Acho que o voto favorável foi errado, nem sequer foi coerente com o discurso político do BE e provavelmente significa e espelha muito mais coisas do que uma simples imprudência iu falta de debate no Partido… Agora não vou comparar o Louçã ao Socrates por causa disso.
    Perguntas como a que me faz o 4º anónimo nem sequer acho vale a pena responder. Quando as pessoas quiserem dar um pulinho à realidade, conversaremos.

  11. Espero ver em breve anúncios, e o merecido destaque, ao Spectrum no Portal das Esquerdas. Somos uma componente fundamental do anti-capitalismo português, para além de termos o melhor lote de comentadores da blogosfera, por sinal todos da mesma família: João Anónimo, Alexandre Anónimo, Joaquim Anónimo, Bruno Anónimo, Miguel Anónimo,Pedro Anónimo.

  12. Por acaso (ou não) um dos primeiros artigos em blogues que destacámos foi de Henrique de Sousa, tanto quanto sei militante da Renovação Comunista (isto não deixa colocar o link).
    Quanto ao Spectrum, pois este mesmo post já lá está no vermelhos.net, para que os nossos leitores possam aferir da veracidade da vossa acusação de “sectaríssimos”.
    Temos as costas largas e um projecto bem definido, venham as críticas que serão bem recebidas.

  13. Alegre e Ricardo Salgado. Parece-te ajustado porquê? Vamos lá descobrir os meandros do pensamento político da esquerdalhada.
    Nem sequer é necessário lembrar que Salgado apoia Cavaco e não Alegre à Presidência.
    Quando Ricardo Salgado chefiou a comitiva de banqueiros que foi falar com Passos Coelho, Manuel Alegre criticou duramente a iniciativa e disse que com ele na presidência não haviam banqueiros a mediar o orçamento.
    Isto é daquelas afrontas que Ricardo Salgado não está acostumado a ouvir de nenhum político, a não ser do Louçã. As boas relações do GES com o poder (desde juntas de freguesia e colectividades aos vários governos, passando pela comunicação social, claro) são demasiado profundas para que ele seja sujeito a um desaforo destes sem que sejam dadas algumas ordens.
    Alegre é tudo o que um homem como Ricardo Salgado despreza: Deputado (“nunca fez nada na vida”), poeta (“nuca fez nada na vida”), ateu (o pior dos crimes), de cravo vermelho ao peito (“comunista”), apoiado pelo Louçã (“AGHHHH!”), etc, etc, etc.
    Portanto, não acuses o areia de atirar areia…

  14. I ri, sabe como insatlar o sistema de coment rios do Intense Debate sem substituir os coment rios do seu antigo sistema de coment rios (no meu caso o Blogger)?

  15. Iuri, eu acho que tenho feito meu balan o msneal . e nem quero juntar tudo para o anual melhor ficar com ele msneal mesmo! kkkkkkkkkk Felicidades. Beijos

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s