IVA reduzido para o golfe


A redução do IVA para a prática do Golfe é daquelas medidas marcadamente e descaradamente de classe.
O Governo, neste novo ciclo político de PECs, parece querer competir com o PSD para ver quem é que está mais à direita.
Esta é uma medida que interessa essencialmente à grande industria hoteleira, que possui explorações com campos de Golfe e que vai passar a pagar menos impostos.
Dizem-nos que é para promover o turismo… Mas é preciso nunca ter saído da aldeia onde nasceu o Ministro das Finanças para pensar que há um risco real de muitas famílias de turistas alemães, que vêm a Portugal jogar golfe e apanhar sol, mudarem o seu destino de férias porque o campo deixou de ser 85 Euros (2 Greens Fees + Buggie para 2 pessoas em Albufeira) para ser 98,63 Euros.
Tudo o que se tem escrito sobre o tema pelos próprios operadores de turismo é dizer que se tem de apostar em qualidade e não em preço… Para Albufeira, por exemplo, e para todo o Algarve, talvez fosse melhor começar a pensar em menos construção nova e na demolição de alguma existente.

Mas esta também é uma lição para a esquerda:: O discurso generalista contra o aumento dos impostos ou mesmo contra o aumento do IVA, é um discurso que se pode virar contra o povo.
De facto, o IVA, sendo um imposto sobre o consumo, costuma ser apontado como um imposto injusto. Mas, não obstante a justiça fiscal se fazer essencialmente pelos impostos directos e sobre o património, há consumos e consumos.
Uma taxa de IVA agravada (30%?) para consumos de luxo ou que não sejam ambientalmente sustentáveis – com o Golfe à cabeça dessa lista por todas as razões – deveria ser uma componente de qualquer politica fiscal de esquerda.

15 thoughts on “IVA reduzido para o golfe

  1. Os green fees europeus saõ em média de 140 euros, mesmo sem diminuição do iva continuaria a ser barato (na escala do golf) vir jogar golf a portugal. e os portugueses que jogam…

  2. A direita tem um discurso contra os impostos e a esquerda, sobretudo em busca de simpatias e dividendos politico-eleitorais imediatos, às vezes também.

  3. Parece-me errado dizer que o Golfe deve ser especialmente taxado em relacao a qualquer outro desporto. Mais taxado ou menos taxado, parece-me o mesmo erro.
    TODOS os desportos deveriam ter taxa de 6%, incentivando a actividade fisica, consequentmente uma vida mais saudavel, dos Portugueses.
    (justificar o Golfe como actividade turistica e de interesse nacional e no minimo ridiculo).
    (Desculpem a falta de acentos…)

  4. Como já devem ter percebido, acho que os impostos, diretos e indiretos, deviam ser o mais baixo possível. Por isso, acho que têm razão na crítica. Já não concordo com a colega Pamplona. No espírito do Código do IVA, penso que todo o desporto devia ter uma taxa normal por ser uma atividade que se pode praticar sem recurso a ginásios ou outros serviços. Também discordo da colega noutro ponto: o golf é uma atividade muito importante e cada vez mais importante em termos económicos (claro que invocar interesse nacional é não só ridículo como estúpido).

  5. Mas Daniela, sabes perfeitamente que, pelas condições que envolvem esta actividade, nomeadamente os custos de manutenção de um campo (já nem quero falar da questão mais substancial do impacto de todos estes campos de golf sobre o território, com todo o consumo de água e utilização de fertilizantes que eles envolvem), a sua prática é limitada a uma elite capaz de pagar os preços cobrados. E efectivamente um desporto de luxo e até uma forma de distinção social. Porquê os benefícios?

  6. Paulo,
    existem vários desportos que não podes simplesmente praticar na rua, tipo natação, equitação, tiro, etc.
    O golfe não é uma actividade importante, o impacto do golfe-turismo na economia nacional, deve ser tão grande como o da padaria da minha esquina. Quantas pessoas frequentam os nossos campos de golfe? 10? 100? 1000? Quantos estrangeiros vêm aos nossos campos de golfe? 10? 100? 1000?
    Não serão os nossos campos de golfe frequentados por um grupo social-económico que decide o PEC entre duas tacadas?
    Investir no desportos é investir numa população mais saudável, menos stressada e mais amigável. Significa menos doentes e mais produtividade. Não é isso que todos nós queremos?
    Rick,
    eu acho horrível que nos anos de seca não se deixe de regar os campos de golfe, e esta situação do iva reduzido só me faz rir/chorar.
    Mas não será a maneira de combater o “novo riquismo” do golfe, transformá-lo num desporto comum? Ter campos públicos a preços acessíveis, e condições para que toda a gente possa jogar?
    Eu também acho que os luxos devem ser sobretaxados, tais como caviar, diamantes e contas na Suíca. Mas golfe? Golfe é um desporto, infelizmente conotado com uma elite, mas que não deixa de ser um gajo nuns sapatos desconfortáveis, uns tacos e 12 buracos. Não me parece haver grande luxuria nisto…

  7. um taco, umas bolas e doze buracos e não vês luxúria nisso? eu chego a ver libertinagem e promiscuidade.

  8. Querido Spectrum,
    Eu até agradeço a baixa do iva e passo a explicar: A minha mãe está acamada e eu estou no desemprego. Já era hora de o governo fazer qualquer coisa pelo povo. Já é tempo de se apoiar o que actualmente constitui o meu único escape, o golf! Um bocadinho mais de coragem e também baixavam o iva da trufa branca de alba esse produto de massas usados em todos os lares portugueses.
    Por outro lado, o facto do preço do molete(ou “papo-seco”) estar a 40 páus com iva de 6% mostra bem que aqui o governo falha, podento ir taxar quem mais pode e que consome esses produtos de luxo quase diariamente !!!!
    Outra coisa que é perciso pensar é o facto da “representatividade gastronómica do povo português”. Se pensarem bem, por mais trivial que vos pareça, por cada ostra que um representante da nação engole, é uma ostra que todos nós engolimos. Tá bem ok! mais outro “exemplo de massas” mas só para passar a ideia.
    Beijinhos,
    Portugalix

  9. Na Companhia dizia-se que quanto mais altas eram as tuas responsabilidades, menores eram as bolas.
    Eu já jogava ténis, mas o meu Director jogava golfe com a malta da Administração

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s