Isto ainda vai piorar antes de melhorar


O PSD endurece o discurso de dia para dia.
Depois de uma conversa tipo campanha eleitoral de Cavaco, dizendo que o novo PEC mostrava insensibilidade social, ultrapassando os limites da austeridade, foram vários os dirigentes do PSD, com Ferreira Leite à cabeça, que ressalvaram que o problema não eram as medidas concretas do PEC mas a credibilidade do Governo face aos mercados para as tomar.
Hoje, em entrevista à Reuters Passos Coelho afirma que “votámos contra o PEC porque ele não vai tão longe quanto devia”, avançando logo com a ideia de privatizar 49% da CGD, privatizar a TAP e as empresas de transportes ferroviários e rodoviários, bem como privatizar a companhia de seguros Fidelidade (detida pela CGD).
Num país à rasca como o nosso é impressionante como este discurso não atira imediatamente para o fundo das sondagens o PSD.
As razões são muitas e complexas, mas creio que uma das razões para isso, para não termos no fundo esperança que agora venha aí um governo verdadeiramente de esquerda, tem a ver com o facto de se ter feito durante demasiado tempo uma oposição excessivamente personalizada em Sócrates e em aspectos mais “comportamentais” do que ideológicos.
Falo da licenciatura, do “mentiu aos portugueses”, da arrogância, dos planos para controlar a comunicação social e calar a Manuel Moura Guedes, ou das manobras para manipular as estatísticas do emprego e das habilitações dos portugueses…
São linhas de intervenção que até podem ter bastante impacto no momento, bastante interesse para a comunicação social, mas que são demasiado circunstanciais e efémeras, não ajudando a construir uma consciência política sólida nas massas.

Anúncios

7 thoughts on “Isto ainda vai piorar antes de melhorar

  1. Pá… a TAP é um aborto… trabalhei lá 2 anos, e deu para perceber porque empresas como a easyjet tem preços tão baixos… gastam-se rios e rios de dinheiro, numa desorganização tremenda…. Eu não simpatizo com privatizações, mas a TAP, a meu ver seria para JÁ

  2. a/a ultimo:
    algumas observações: /o problema com a TAP e mais de fundo que outra coisa, ou seja, ou o governo decide que a TAP deve concorrer com restantes companhias em liberdade ou deve ser companhia de bandeira (por ex: a TAP foi obrigada pelo governo português da altura a mudar a sua frota integralmente de boeings para airbus ‘made in europe’; custo: cerca de 350milhoes de contos na altura)
    //não faço ideia onde trabalhaste mas a TAP deve ser das poucas empresas portuguesas com standards de qualidade ao nível dos alemães (por ex: recentemente eleita melhor companhia aérea do mundo)
    ///não por acaso, o governo alemão e dos uae são quem mais esta a pressionar o governo pt para a privatizar porque quer a lufthansa quer a emirates estão interessadas na compra da tap por meia dúzia de euros (que será obviamente o que acontecera caso seja privatizada no contexto actual)

  3. A TAP também não é das privatizações que me causam mais apreensão.
    Creio que com o fim do petróleo, andar de avião passará a ser um luxo pouco massificado que não justificará uma empresa pública de transporte aéreo de passageiros. Há no entanto as questões que o eu levanta, nomeadamente quanto ao preço pelo que se vai vender…
    Já a Ana (aeroporto) é outra história, bem como a CP, a Carris e outros que tais.

  4. é certo que os “programas” políticos não são escrutinados. a comunicação social serve para outras coisas, em particular para criar determinadas ficções de realidade e vender “programas” políticos encapotados, como referes. e nem me parece que a maior responsabilidade disso venha da “esquerda” mas da força que o bloco central dos interesses tem nesse campo.
    mas de facto o papel que os partidinhos da esquerda parlamentar se estão a preparar para representar nos próximos meses é a todos os títulos deplorável. não têm um projecto de futuro para vender às massas e nem se esforçam por construí-lo com elas. com a bancarrota à porta dedicaram-se aos jogos florais das moções de censura. para quê? onde está a alternativa?

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s