Oportunidades e oportunismo


O aspecto mais significativo do acordo com o FMI é, como disse aliás Teixeira dos Santos, ter-se aproveitado a crise e o empréstimo como «uma oportunidade para fazer reformas estruturais» que há muito eram pedidas pelos sectores mais reaccionários da sociedade.
As privatizações de grandes empresas que dão e darão sempre lucro, como a REN e a EDP, ainda poderão ser defendidas com o argumento de que, como se tem de amortizar rapidamente o empréstimo, é preciso realizar algum dinheiro, custe o que custar (porque não vender o ouro?). Mas e o abandono das Golden Shares numa série de empresas estratégicas? E a revisão da Lei do trabalho para simplificar os despedimentos e diminuir salários?
Já não se trata aqui de meras medidas para aumentar receitas e/ou diminuir despesas, impostas por uma instituição que quer garantias que lhes paguemos o dinheiro emprestado a tempo e horas. São opções políticas de fundo – bastante discutíveis, diga-se de passagem – de quem crê que o caminho para o progresso e o desenvolvimento passa por uma classe trabalhadora mais explorada e menos emancipada e mercados mais desregulados onde os “empreendedores” possam dar largas à sua imaginação.
São opções ideológicas que os partidos que apoiam este acordo têm todo o direito de defender. Mas que o digam claramente nos seus discursos e nos seus programas eleitorais.

4 thoughts on “Oportunidades e oportunismo

  1. Saboteur:
    “Oportunidade e Oportunismo”! Pera aí a ver se eu percebo. Na vida real, BA (acrónimo para Saboteur) apoiou o PS em Lisboa e nas presidenciais. E anda sempre a choramingar pla unidade da “esquerda”. isso não, é?

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s