Ocupa desalojada hoje de manhã>>>>O Porto aqui tão perto

O movimento Es.Col.A do Alto da Fontinha Espaço Colectivo Autogestionado, que ocupava a antiga escola da Fontinha, no Porto, foi despejado hoje de manhã pela Polícia Municipal com ajuda dos gorilas fardados da Brigada de Intervenção Rápida da PSP.
De acordo com as informações que temos estão neste momento detidas as sete pessoas que se encontravam no interior do espaço quando receberam esta visita com algemas. Apela-se ao pessoal do do Porto para se juntar AGORA à concentração à porta da esquadra do Bom Pastor (ao lado da arca de água) onde estão os detidos.
Falamos de um projecto social num dos bairros mais guetizados da cidade, que tinha por objectivo recuperar aquela antiga escola que fechou portas há cinco anos. O pessoal estava lá há um mês e já tinha dado início a uma vasta recuperação do espaço. Além do óbvio objectivo de recuperar para todxs um espaço da cidade, não deixando às mãos do abandono ou do estado, que tanto podia lá fazer qualquer coisa cultural entre muros ou vender para especulação imobiliária, este movimento queria ainda ajudar à troca não autoritária de saberes, que até já tinha começada com aulas de diversas disciplinas.
É ainda de realçar que muitos moradores do Alto da Fontinha participavam activamente no projecto, quer em assembleias, quer na recuperação do edifício.
fontinha
olha para eles a vandalizarem um edifício todo arranjadinho
A polícia, que por lei teria de dar 90 dias para os ocupantes deixarem o local após notificação, o que poderia permitir uma melhor defesa legal ou uma mais eficáz defesa da ocupa, (apesar de ter sido alertada para isso)agiu mais uma vez à margem da lei que tanto apregoa quando quer e, além proceder às detenções,iniciou de imediato o emparedamento do edifício.
fra.jpg
umas escolas valem mais que e outras e isso é perfeitamente natural

3 thoughts on “Ocupa desalojada hoje de manhã>>>>O Porto aqui tão perto

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s