«…very catholic country» 

naked2.jpeg
A World Naked Bike Ride é um evento que se realiza em todo o mundo. A organização desafia a um passeio de bicicleta pela cidade e que os ciclistas venham tão nus quanto queiram.
A ideia – para além de se poder dizer que é uma metafora sobre a fragilidade do ciclista no meio do trafego desumanizado dos automóveis, ou coisa do género – é, evidentemente, chamar a atenção das pessoas e da comunicação social.
Cá em Portugal, no entanto, a PSP, logo para início de conversa, decidiu proibir o evento – numa primeira fase – e depois autorizar mas sem nudez.
Segundo o comunicado da polícia, o “exibicionismo” é um crime grave, nomeadamente se for em frente a crianças que estivessem eventualmente a passear na rua na altura da iniciativa… Assim, avisaram que se alguém se despisse, seria imediatamente detido bem como os organizadores do evento.
Para fazer cumprir a lei e a moral estiveram no evento dezenas de polícias fardados de mota; carrinhas das Equipas de Intervenção Rápida, 1 carro com polícia à paisana e uma carrinha de caixa aberta (imagino que para transportar as bicicletas apreendidas).
Estive a ver as noticias na TV e os posts nos blogs e parece que ninguém estranha ver tanto policia mobilizado a um Domingo para controlar activistas por uma mobilidade sustentável.
São os tempos que correm neste país: Forte aparato policial, Naked Bike Rides com roupa e apatia mais ou menos generalizada perante tudo isto.
naked.JPG

Anúncios

5 thoughts on “«…very catholic country» 

  1. É de facto estranho… mas estamos em Portugal. A minha esperança é que para o ano, a coisa aconteça normalmente, com nudismo, uma vez que já mostrámos que somos civilizados e não nos andamos a exibir! E a polícia nem apareça… ou estejam 1 ou 2!

  2. Estou como a ana. Mas acho que vai demorar mais tempo. Tudo o que mexe com a mentalidade salazarenta deste povo leva muitos anos.
    Por exemplo, só há dois anos é que a marcha do orgulho lgbt deixou de beneficiar do voyeurismo militante dos “jornalistas”.

  3. Não crendo parecer hip é o que eu digo o nudismo como forma de mobilização (e de certa forma um programa mínimo, um entendimento mínimo) ainda tem muito para dar na sociedade portuguesa.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s