“e tu já fizeste a tua acção hoje?”

O m15m apresenta-nos esta “acção directa” que sintetiza no minuto e meio que dura o pior do activismo. Posta assim em causa a honra higiénica de uma nação que não obstante pobre sempre terá sido limpa e asseada é por meio de pulinhos numas escadas que a moody’s atentará na suas injustas prácticas terminológicas e que a juventude à rasca deste pais construirá o seu futuro. Depois de anos a gozar com as iniciativas do Mayday e do bloco, dos pais natais contra o aquecimento global às bolinhas contra não sei o quê, eis que surge algo ainda mais mole, auto-satisfeito e xoxo. Tudo isto é sublinhado pela frase que encerra o post de divulgação no 5dias: “e tu já fizeste a tua acção hoje?”, como que uma federação nacional para a alegria no activismo que nos propõe a indignação civica quotidiana enquanto salvação espiritual perante o apocalipse que vem. Vai tudo com o caralho sim, mas pelo menos eu sei e tu sabes que as nossas folhas A4 com as propostas para o país permitiram-nos manter as cabeças erguidas, sem dúvida, acima do lixo. Notável ainda que o plano que termina o video seja o da atenção da polícia, como que garante da radicalidade que a acção em si própria não chega a ter.

Num estilo em tudo melhor, pelo que faz e sobretudo pelo que não tem necessidade de dizer pelo óbvio que é tudo, estão os camaradas russos da Voina que em prostesto contra as medidas securitárias impostas em Moscovo por uma qualquer ocasião se lembraram de fazer isto:

Anúncios

13 thoughts on ““e tu já fizeste a tua acção hoje?”

  1. contratacar com um grupo russo é ter o rei na barriga. Que comeste ao pequeno almoço? Come on, dá lá algo, pode ser da semana passada, vindo da tua própria gana (que é muito maior e muito mais intensa, então pois)!!

  2. Se incomoda o carácter fofinho das acções do M12M, e por aqui se sabe como se pratica uma acção, porque não passar da teoria à prática?
    Não estou a querer criticar, a sério, apenas vejo algum interesse nisso. Como se vê no segundo exemplo, não é preciso um exército para fazer alguma coisa…

  3. Quanto à acção, vi melhor nos jogos sem fronteiras. Mas se começas a confundir o M12M com o M15M, ainda acabas a confundir o M15M com o M15O. Depois admiras-te de que o activismo não leve a nada. Uma inacção por dia, não sabes o bem que fazia.

  4. Gosto do blog de voceas. Acho que deveriam tambe9m fazer eavertistns com personalidades da cidade. Me interesso pela vida das mulheres que fazem o rock na cidade, poderiam entrevistar uma delas. Beijos e sucesso

  5. Hola, soy un enamorado del guif3n, es a lo que me gutareda poder deairdcme si tengo suerte y trabajo duro, y sf3lo puedo decir cosas buenas de esta serie que no me ha hecho sino disfrutar, como pocas series, de mi mayor pasif3n: las relaciones personales.Por favor, rogareda a todo el que pueda aportar algo, que se ponga en contacto conmigo a trave9s de (R EZ TMA ) si estuviera al corriente de alguna serie similar a Dime que me quieres.Gracias y un saludo encarecido al responsable de esta publicacif3n.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s