A ciência contra o pensamento único. Alternativas à crise

Perante a situação crítica que afecta as condições de produção de ciência em Portugal e conscientes de que partilhamos problemas generalizados aos restantes trabalhadores, um grupo de estudantes e investigadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL) convida todos os interessados a um debate aberto em torno do quadro de crise que nos é imposto e de como propor eficazmente à sociedade formas alternativas de lidar com os problemas actuais. O fórum terá lugar na Sala Polivalente do ICS/UL, pelas 14 horas do próximo dia 22 de Novembro.
A convocação de uma greve geral por parte da CGTP-IN e da UGT para o próximo dia 24 de Novembro constitui uma oportunidade de intervenção crítica. Conscientes da partilha de problemas generalizados aos restantes trabalhadores e de particulares dificuldades e responsabilidades perante a sociedade, nós, investigadores e estudantes do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa decidimos participar nesta ocasião, dando resposta a uma necessidade amplamente sentida entre os cientistas sociais. Neste sentido, no próximo dia 22 de Novembro convidamos todos os interessados a fazer uma reflexão e debate aberto em torno do quadro de crise que nos é imposto e de como propor eficazmente à sociedade formas alternativas de lidar com os problemas actuais.
A crise, provocada por um domínio crescente dos mercados financeiros sobre as mais diversas esferas sociais e políticas, reproduz-se sistematicamente ao apresentar soluções, tidas como inevitáveis, que a experiência recente demonstra que contribuem apenas para agravar o problema. Do programa de medidas definido pela Troika às políticas de contenção orçamental propostas pelo actual governo, a austeridade tornou-se no único caminho viável. Uma via que, contudo, não deixa de assumir os mais assimétricos contornos, concentrando o ónus do sacrifício nos mais desprotegidos.
À semelhança de outras relevantes áreas sociais, a investigação científica e o ensino são também vítimas de tal lógica. O anúncio de cortes orçamentais já programados para o próximo ano vem, neste sentido, agravar as condições de trabalho de todas as pessoas envolvidas na criação e produção de ciência, já por si afectadas pela precarização e erosão progressiva de direitos. Uma dinâmica que, a expandir-se, representa uma forte ameaça às condições de produção do conhecimento científico e à sua própria autonomia, numa altura em que é ainda mais necessária a sua capacidade de propor alternativas aos lugares-comuns e preconceitos dominantes.
Por considerarmos necessária a criação de formas de debate que permitam pensar a crise e a política de uma forma aberta e não limitada pela ideologia do inevitável, convidamos à discussão, a partir das 14 horas do dia 22 de Novembro de 2011, na Sala Polivalente do ICS/UL, dos seguintes temas:
1 – O ensino superior e a investigação científica, as condições de quem neles trabalha (investigadores, docentes, estudantes e funcionários) e as limitações à produção de conhecimento;
2 – Responder à crise: alternativas e formas de intervenção.

Anúncios

8 thoughts on “A ciência contra o pensamento único. Alternativas à crise

  1. anon: és uma besta.
    se calhar devias ler o texto todo e se calhar devias reflectir um bocado… talvez chegasses à conclusão que a discussão do que se passa é uma coisa fundamental neste momento principalmente em foruns abertos.
    se calhar devias ler um bocado sobre ciências sociais.
    mas se calhar és mais um nazi que anda por aí a comentar nos blogs.

  2. calma, o/a anon estava apenas a dizer que leu tudo. na verdade, não está escrito em lado nenhum “ciências sociais”.

  3. You are commenting using your Twitter conauct. ( / ) You are commenting using your Facebook conauct. ( / ) Connecting to %s Quero ser notificado de comente1rios adicionais por email.jQuery(document).ready(function(){HighlanderComments.comment_registration = ”;HighlanderComments.userIsLoggedIn = false;}); me1rio venda novacontactos:blogue[.]oeds[@]netcabo[.]pttlm 965 275 830skype: elogiodasombra”Eu ne3o quero saber se sou o primeiro a dar a notedcia, sf3 me preocupo em ter a informae7e3o correcta e fazea-lo bem. Essa e9 uma presse3o die1ria.”Larry King

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s