Comunicação Social: 2 pesos e 2 medidas, como sempre

Quando em Sacavém um grupo de trabalhadores mais aguerrido (nunca percebi bem como foi a história), desligou os fornos da fábrica da loiça no âmbito de um contexto de luta, a acção foi duramente criticada por todos. Pelo Governo, pela comunicação social, pela Administração da empresa, por trabalhadores, pela população… Ainda hoje é possível ouvir histórias sobre esse episódio.

Parece que os fornos da industria cerâmica, uma vez arrefecidos, demoram eternidades a voltar a laborar, com despendidos de energia que ultrapassam em muito os custos de quando estão a funcionar normalmente.
Assim, esta história da Administração da Valadares ter desligado os fornos, tresanda a lockout por todos os lados, numa atitude claramente ilegal de quem sente as costas bem quentes por parte das autoridades.
Governo, Inspecção do Trabalho, Tribunais, Polícia… ninguém acode a estes trabalhadores que pedem tão somente os salários em atraso…
Nem a Comunicação Social lhes acode. O tom pseudo equidistante, entre trabalhadores a quem não lhes foi pago o salário devido e a Administração que pede sempre mais um esforço em troca de um futuro salário que nunca vem e que agora desliga os fornos; a equidistância entre os burlados e os burlões, é já por si lamentável… mas quando comparamos ao alarido que é feito sempre que algum trabalhador “se excede” no calor da luta, e a forma como se noticia o lockout da Valadares, como se fosse uma coisa banal, vemos bem quanta falta faz um órgão de comunicação social de massas que – já não digo que seja de esquerda – seja minimamente sério.

Anúncios

One thought on “Comunicação Social: 2 pesos e 2 medidas, como sempre

  1. Uma coisa que fico pensando sobre tudo o que me foi dssaapo e dito no texto acima e9 sobre a velocidade que tudo isto vai acontecer. A internet imprimiu no mundo um ritmo novo e algumas vezes assustador a sociedade. Acho que realmente ne3o de1 para fazer previsf5es em quanto tempo tudo vai acontecer. Uma certeza eu sei, ne3o sere1 como a revolue7e3o a partir da prensa pois hoje o mundo e9 muito diferente. Agora, eu como entusiasta de todos este processo, tore7o para que seja logo, quero estar / participar ativamente!beijos, Jfalia

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s