Menos um feriado

A retirada de feriados é uma medida de sentido contrário àquilo que necessitamos. Ainda por cima neste contexto de crise.
Desemprego, endividamento, consumismo, dependência energética, degradação das sociabilidades (crianças, idosos…), já para não falar de ansiedade e frustrações sexuais… Tudo problemas relacionados com a crise, sinónimo de Capitalismo, num dos países da Europa em que mais horas se trabalha.
Hoje milhões de pessoas meteram-se nos seus carros (cada vez compensa menos ir de transportes públicos, com estes preços), meteram gasolina, pagaram portagens, ligaram as luzes e as máquinas da empresa (cá está o impacto “positivo” no PIB) e, mais desmotivadas do que o costume, produziram as tretas do costume.
Ontem não puderam ir a um festão de carnaval, hoje não puderam cozinhar o seu almoço, ler um livro, ensinar o filho a andar de bicicleta, dar uma volta pelo bairro, arranjar a torneira que está a pingar.
Pelo contrário, a redução do horário de trabalho (para 35 horas, por exemplo, como o Governo de Socialistas e Comunistas fez em França), uma repartição mais equitativa da riqueza entre trabalho e capital que possibilitasse viver com um part-time, faria com que procura de pessoas para trabalhar aumentasse e diminuiria o desemprego.
Aumentar o numero de horas de trabalho e cortar nos feriados é a receita que só vem somar mais crise à crise.

One thought on “Menos um feriado

  1. Raquel – Baguncas da QuelLendo: A rainha do aletsco de ar – Millennium 3 – Stieg LarssonComente1rio: estou no comecinho desse terceiro e ultimo (grae7as a Deus) livro da se9rie Millennium. Trata-se de um best seller e a pergunta que ne3o quer calar e9: POR QUca AS PESSOAS ELOGIAM TANTO ESTA PORCARIA??????? Ase9rie e9 muuuuuuuuito ruim!Recado: Lisbeth vc e9 a fanica que mais ou menos salva na histf3ria, ente3o por favor, tome as redeas deste livro!!!!!!!!

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s