HOJE NO CHIADO…. DIA 25……NO PORTO!

Hoje temos de mostrar a nossa solidariedade…

para mostrar que rios há muitos no dia 25 de Abril.

4 thoughts on “HOJE NO CHIADO…. DIA 25……NO PORTO!

  1. um bom relato dos acontecimentos da fontinha a partir de dentro…
    blog.stress.fm/2012/04/relatos-da-escola-da-fontinha-porto.html
    25 de abril:
    they’ve got the guns, we got the numbers!!!

  2. Reencaminhamos aqui uma proposta que je1 foi feita a outars associae7f5es, com as quais seria muito proveitoso colaborar para por o espae7o da ex escola da fontinha ao servie7o da comunidade, je1.Muito provavelmente a mudane7a da sociedade passa pela mudane7a doensino be1sico e segunde1rio, portanto queria sublinhar a importe2ncia de realidades como a Escola da Ponte e de todos esfore7os para criar um ensino que desperte nos alunos o sentido de iniciativa em contraposie7e3o a umsaber impingido por razf5es que ne3o se percebem bem, e que promova asolidariedade e o gosto de saber e fazer, em vez duma corrida e0s notasmais altas.Mas criar uma escola ne3o deve ser coisa simplis, tudo pelo contre1rio,e como em qualquer coisa muito dificil a fazer, e9 preciso comee7ar compequenos passos, e ver o que e9 que acontece. Portanto, algfans amigos eeu chege1mos e0 concluse3o que a coisa melhor era organizar umo espae7ofora da escola em que os alunos que quisessem, estudassem em conjunto,tendo e0 disposie7e3o adultos volonte1rios que ne3o tivessem estritamente opapel do professor que de1 explicae7f5es, mas que fossem mais parecidoscom qualquer um deles, que este1 le1 para partilhar e aumente1r os seusconhecimentos. Os adulto volonte1rios ne3o deviam ser necessariamenteespecialista num campo qualquer. Claro que as experieancias de cada umlevam a ganhar conhecimentos mais profundos em algumas mate9rias, e queisso pode dar jeito em resolver as dfavidas mais te9cnicas e difedceisdos alunos. Isto e9, as vezes a comunicae7e3o e9 mais “vertical”, umapassagem de informae7e3o da quem sabe muito a quem sabe pouco. Ne3o e9importante, nem interessante, nem possedvel evitar isto, mas e9 precisoque ne3o crie uma gerarquia rigida de prestigio e poder dedecise3o. Quem aprende tem que ser constantemente encorajado a tomariniciatedvas e a perguntar-se sobre o sentido daquilo que este1 aaprender e a sua motivae7e3o pessoal.A iniciativa podia ser acompanhada por um blog em que fossem lane7adas eesclarecidas questf5es, de forma a facilitar quem ne3o puder estar le1fisicamente.O espae7o podia funcionar mesmo nas horas em que ne3o houver adultos,desde que todos os estudantes fossem responsabilizados em relae7e3o aocuidado com os livros e o material tudo.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s