No fim-de-semana escancaramos as portas

casa3cor_web.png
Rua de S. Lázaro, nr 94. Os degraus e corredores acumulavam pó e desolação. Por estes dias enchem-se de passos entusiásticos. Respiram-se possibilidades. Dias em que cada vez mais pessoas se entregam à partilha de sonhos para um projecto comum, à gestão colectiva e horizontal do espaço, à limpeza e arrumação deste prédio antes imóvel e imundo.
Um prédio que certa vez já foi ocupado – 24 de Novembro de 2010 era dia de greve geral e a greve não parava ali. Mas a polícia expulsou e deteve os que lhe quiseram dar vida e a câmara garantiu ter para aqui um projecto. Ano e meio depois o projecto está à vista: morte lenta. Ser um entre os 4700 edifícios abandonados em Lisboa. Um entre centenas de edifícios públicos mantidos inúteis pela inutilidade da câmara municipal.
Demasiada casa sem gente e demasiada gente sem casa. Esta ganhou vida! No 25 de Abril, em solidariedade com o Es.Col.A, reocupámos S. Lázaro.
No fim-de-semana escancaramos as portas – inauguração é festa rija. Há solidariedade com o Es.Col.A: música ao vivo e jantar benefit para um projecto pilhado e vandalizado pela terceira vez pela câmara do Porto. Há encontro da Primavera Global: aberto a tod@s @s que queiram ajudar a preparar também em Lisboa o maio em que o mundo inteiro volta a sair à rua. Há até um cabaret: espectáculo de variedades insubmisso e inesquecível. Há uma loja grátis: de forma livre e sem dinheiro, de roupa a jogos, de livros a escovas de dentes, deixa-se aquilo que se pode e leva-se aquilo de que se precisa. Há feira do gado: espaço de partilha e de venda de tudo o que se queira, e onde todos estão convidados a montar estaminé.
Há o desafio de transformar um espaço abandonado num espaço comunitário. Nesta cidade saqueada pela ganância de poucos, somos muitos para libertar espaços e celebrar a autonomia. Fica o apelo: para que também tu te juntes a esta ideia – porque as ideias não podem ser despejadas.
Sábado
11h – 16h Reunião Primavera Global
16h – Solidariedade com o Es.Col.A: Matiné com música ao vivo + Jantar/Convívio “A Fontinha é nossa Vizinha” ou “Faremos do Rui Rio a nossa retrete”
Domingo
14h – Feira do Gado
16h – Cabaret de variedades
Loja grátis (todo o fim de semana)
São Lázaro 94

4 thoughts on “No fim-de-semana escancaramos as portas

  1. no dia 25 dizeram a bofia q entraram em casa pela porta aberta.
    neste blog dizem q a casa foi reocupada no dia 25.
    nao vejo nada de mal em mentir as bofias, mas por que dar informacao errada @s leitores de spectrum?

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s