As pessoas são tão importantes como os elementos estruturais


Este relatório da inspecção ao edifício ocupado na Rua de S. Lázaro é um verdadeiro assassinato de carácter para todos e todas (repito, todos e todas) que ocuparam o lugar de vereador da habitação e que têm responsabilidades sobre o património da CML. E um hino ao mui antigo slogan: «quem ocupa, preocupa-se». É ler, é ler:
AVALIAÇÃO FINAL
A situação actual do edificio deve-se ao seu abandono durante anos. Uma acumulação progressiva de residuos e lixo na rede de escoamento pluvial que originou uma acumulação de água em zonas pontuais, que levaram a acumulaçao de humidade e falhas locais na estrutura do edificio. Não tendo estas falhas implicações na restante estrutura do edificio, permanecendo este estável e seguro nas zonas onde não se identificou humidade( como se demonstra no relatório).
Os edificios estão pensados para que se viva neles, as pessoas são tão importantes como os elementos estruturais, para que estes sejam saudaveis, são mais um elemento constructivo. Um edificio vazio e abandonado gera deficiências significativas, como as que enocontrámos neste, que não só prejudicam a sua estrutura mas que se se permite, começará a prejudicar a dos edificios contiguos.
É necessário habitar este edificio para que se possa resolver o problema da humidade, para que a casa recupere a sua vida. A situação actual favorece a sua melhora, deixou de ser um ninho de humidade, sujidade e dejectos de pombo, que em pouco tempo afectaria a vizinhança, para ser uma oportunidade de regeneração construtiva e social.
A avaliação aqui descrita, assim como as obras de rectificação são as medidas minimas necessárias para assegurar a segurança do edificio e permitir a sua habitabilidade, sendo posteriomente necessária uma reabilitação para melhorar as condições interiores, não sendo esta melhoria necessária estruturalmente.

2 thoughts on “As pessoas são tão importantes como os elementos estruturais

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s