Um compromisso tão grande quanto a nossa diferença

Estou bastante convicto de que a reunião já assinalada pelo Party Program foi marcada por um profundo consenso no que toca à análise da situação do país e às soluções a encontrar num futuro próximo, no sentido de resolver os problemas da precariedade.
Até porque, parafraseando um texto injustamente esquecido nas profundezas da rede:

A esquerda que pode e há-de vencer é aquela não desiste para a facilidade, mas que terá de fazer o caminho mais difícil, contra a política de fluxograma e da vernissage, contra o fechamento e contra a sedução da pequena decisão. Aquela esquerda que terá de aprender como construir um compromisso tão grande quanto a nossa diferença.

Por outro lado, o Rui Maia é já há alguns anos uma figura incontornável na construção de um futuro auspicioso para os jovens deste país. Como quando pugnava pela criação de um ensino técnico profissional de qualidade para os mais pobres:

Portugal tem uma taxa de abandono escolar na ordem dos 49%, e a melhor maneira de manter os jovens na escola é criar uma verdadeira alternativa ao ensino superior. Esta alternativa pode e deve ser a criação de uma rede pública de escolas técnico-profissionais para os jovens que devido à sua condição económica-social se vêm obrigados a abreviar a entrada no mercado de trabalho.

E felizmente que esta vontade de encontrar compromissos já conseguiu estabelecer pontes entre os Precários Inflexíveis e a CGTP. O que, espero eu, evitará novos e tristes episódios como este, que aparentemente não provocou manchetes espalhafatosas acerca dos «radicais perigosos» nem dos «activistas com perfil mais violento», apesar da excelente qualidade do material fotográfico que o documentou. Dores e perigos que só uma esquerda que não desiste para a facilidade está em condições de superar.

2 thoughts on “Um compromisso tão grande quanto a nossa diferença

  1. Pingback: Fluxogramas e Vernissages | cinco dias

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s