Esta semana no RDA

 

537211_2648248541432_37701327_n

E ainda:

Book Bloc & Salganhada: Corpos, Rua, Minorias e Multidão
Quinta, 24 jan, RDA&)
 

O Salganhada não é um grupo (é uma lista de emails), ou é um grupo informal que emergiu como grupo de trabalho das concentrações do Rossio em Maio de 2011. Relaciona pessoas maioritariamente ligadas ao trabalho nas artes, na cultura e na investigação (mas não só) que se encontram periodicamente (muitas vezes à roda de textos escolhidos, outras vezes na relação com convidados).
Temas como: movimentos sociais, corpo de manifesto, arte/política, polícia, cidade, trabalho e pós-fordismo, cultura, educação e performatividade têm alimentado o pensamento destas conversas sem se tornarem estanques. Há uma enorme vontade de manter a elasticidade das fronteiras entre temas e entre áreas de estudo atendendo às suas interligações.
nesta sessão vamos continuar a conversa a partir do texto “Bodies in alliance and the politics of the street” de Judith Buttler (http://eipcp.net/transversal/1011/butler/en)

O Book Bloc do RDA69 é um grupo de leitura informal que reúne algumas vezes por mês e se debruça sobre vários textos pertinentes para a análise dos tempos que correm. Era só o que faltava que fosse obrigatória a leitura prévia dos textos para participar na discussão, mas de facto a familiaridade com eles ajuda à fluidez e profundidade da conversa.

Das minorias às multidões: O lugar dos feminismos hoje

Para esta semana sugerimos dois pequenos textos que nos ajudem a pensar sobre o “lugar” que ocupam as minorias sexuais e de género, na multidão que se revolta contra o império opressivo do capitalismo e da autoridade. Quem são as minorias e quem é a multidão? O que as une e o que as separa, que alianças nos faltam?

O tema, como o nome indica centra-se nos feminismos actuais e nas revoltas em tornos da autonomia no género e nas sexualidades, mas a conversa pode e deve abranger todas as suas intercecções minoritárias, que se cruzam com o território de origem, a etnia, as relações de classe, os modos de vida, as práticas culturais ou religiosas, o mundo globalizado, a guerra imperialista, entre outras, que por vezes as tornam estas mesmas minorias excluídas dentro das próprias minorias.

Vamos pensar em conjunto, partindo de dois pequenos textos, que não esgotam o tema, mas que o introduzem numa dinâmica complexa sobre a autonomia que queremos, num mundo que as revoltas globais assumem emergir.

1- Multidões Queer: Notas para uma política dos anormais – Beatriz Preciado (http://www.scielo.br/pdf/ref/v19n1/a02v19n1.pdf)

2 – Subjectividade e política na actualidade – Toni Negri (http://fabiomalini.files.wordpress.com/2006/08/conf_anegri_port.pdf)

19h – SALGANHADA
20h – JANTAR
21h – BOOKBLOC

One thought on “Esta semana no RDA

  1. Pingback: Book Bloc & Salganhada: Corpos, Rua, Minorias e Multidão | salganhada

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s