Todas ao MINISTÉRIO

Ministério

Neste momento, a PSP encontra-se no MINISTÉRIO tentando despejar os ocupantes e retirar o equipamento sem mandato ou ordem judicial. Encontra-se também no local uma carrinha do corpo de intervenção. Pede-se a todas as pessoas disponíveis que se mobilizem para o local. Campo dos Mártires da Pátria, nº1
Todas ao MINISTÉRIO

“Todas ao Ministério” é o repto lançado por um grupo de ativistas que ontem, dia 25 de Abril, ocuparam o Palácio Silva Amado, um edifício que durante o Estado Novo albergou o Ministério da Educação e que se encontra devoluto há vários anos. Ainda que a ocupação tenha ocorrido durante as comemorações do 25 de abril, cerca de 20 pessoas já tinham invadido o imóvel, localizado no Campo Mártires da Pátria, dois dias antes, tendo arregaçado as mangas para limpar o amontoado de detritos que nos últimos anos se acumulou no edifício datado do séc. XVIII. O grupo prossegue com o trabalho de limpeza para transformar o espaço num local de cultura e debates cívicos.

Ao JN, alguns elementos do grupo garantiram que este é um movimento cívico heterogéneo, que com esta ocupação pretende lançar um alerta para o número de casas devolutas na cidade. Combater a especulação imobiliária e lutar por uma cidade com pessoas são alguns dos objetivos destes ativistas. “É por demais óbvio o fosso que separa a proteção concedida aos grandes proprietários e investidores imobiliários, os principais responsáveis pelos milhares de casas abandonas na cidade de Lisboa, e quem se vê confrontado com o aumento do valor de empréstimos e rendas”, pode ler-se no manifesto do grupo. Até ao dia 1 de maio, estão previstas várias atividades de caráter cívico, como workshops de “subvertising” (publicidade e subversão) e debates sobre a cidade, política e movimentos sociais. Ao início da tarde desta sexta-feira, a PSP foi ao local e procedeu à identificação dos ocupantes, mas na ausência de queixa por parte dos proprietários do imóvel não procedeu ao despejo. As atividades no Palácio começam esta sexta-feira, com o debate “Abril e Abrileiros”.

O Palácio Silva Amado é propriedade de um particular e desde 2008 que tem licenciamento para ser transformado num condomínio privado com 32 habitações.

Grupo ocupa antigo edifício do Ministério da Educação

10 thoughts on “Todas ao MINISTÉRIO

  1. “13h30: advogados de ambas as partes trocam argumentos”
    que bela luta entre advogados. aposto que o do dono da casa já tem poucos argumentos legais…
    é o que dá juntar Ex-Pc armadXs em borucratas; EX-Be armadXs em oportunistas; Ex-Betos armadXs em radicais, todos juntos a se masturbar a ver o torre bela

  2. Zé das Bombas. Estou contigo.
    Olha só quanta indignação! Deves ter tocado na ferida…

  3. Ricky, claramente m.o. de paulo mas também pode ser assim um situacionista já celulitico. A cena dá volta e o alcool é o mesmo.

  4. ahahahahaha…….
    nestes dias vazios e de vagar, não surge nada melhor que um bom folhetim.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s