Há umas semanas atrás a FENPROF dizia que não era oportuno convocar manifestações de professores nesta altura. Vai daí, uma plataforma de professores resolveu avançar com a marcação duma manif inconveniente, para o dia 15 de Novembro.
Ora, ao contrário do que seria de esperar, Mário Nogueira e os seu pares resolveram dar provas da sua imensa sabedoria e da vontade em manter a união desta classe profissional… Marcando uma manif para o dia 8 de Novembro! Sim, exactamente uma semana antes.
E de um momento para o outro o que não era oportuno passa a ser. Com a agravante de o ser apenas para que os «camaradas» da FENPROF não perdessem o lugar da frente na liderança das massas contestatárias.
A propósito de tudo isto, circula por aí o seguinte vídeo, que até está um mimo!
O vídeo está muito bom e o tema da manif e da contra manif é bastante pertinente…
Sobre o facto de os professores terem agora muito trabalho, nomeadamente trabalho administrativo, a preencher papeladas, é que não me consigo comover.
O meu pai é professor e sei muito bem que a pele do trabalhador explorado não lhe fica lá muito bem.
Está muita coisa mal no sistema educativo. Até por causa disso é um erro santificar os professores como se não tivessem nenhuma responsabilidade em nada, como se fossem todos servidores públicos exemplares que poriam o sistema a funcionar às mil maravilhas caso lhes dessem autonomia total e horários reduzidos.
Não é isso que está aqui em causa (o trabalho administrativo, etc…). É mesmo, pura e simplesmente, o tipo de trabalho que alguns sindicatos andam a fazer. Os sindicatos têm a sua «agenda» e quando esta não é igual à dos trabalhadores que representam não se coíbem de os atraiçoar! E sim, é claro que estou a falar de sindicatos afectos à CGTP, pois dos outros já nós sabemos o que esperar!
Tens razão. Eu é que desviei o assunto…
Sendo eu sindicalizado não posso deixar de fazer um paralelismo com o comoportamento do cavaco, este, coitado, ficou chateado por perder poderes, também os sindicatos ficaram chateados por não terem sido eles a liderar o processo de constetação ao modelo de avaliação. E contrariamente o que diz o post invocaram que a manifestação era demasiado tarde, pois bem convocaram-na para uma semana antes.
É preciso ter lata estes meus representantes!!
Este tipo de sindicalismo (????) é execrável.
Enquanto andarem a gastar energias uns contra os outros esquecem-se do inimigo principal é isso que o Hitler, perdão, a ministra, quer. Fabuloso o vídeo!
Mas vai mesmo haver duas manifestações? Apesar de tudo, como o sindicato tem mais meios e é a estrutura oficial, acho que era de desmarcar a 1ª…
Realmente, gastar energias uns contra os outros…
You’re a real deep thinker. Tnhaks for sharing.